Diminuição da maioridade penal vai gerar lucros para empresas que administram presídios

Por Myllena Cunha

No dia 28 de janeiro deste ano, foi inaugurado o primeiro presídio privado do Brasil. Na cidade de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, o novo complexo penitenciário será administrado por um consórcio composto por cinco empresas, mas terá financiamento do governo estadual. O governo estadual pagará para as empresas administradoras R$ 2,7 mil por preso, mais que os R$ 2,1 mil que gasta atualmente com cada detento do sistema público por mês.

As empresas funcionam na chamada “lógica de mercado”. Significa que os serviços que uma empresa presta devem dar lucros para os seus donos. Quando se privatiza um presídio, entregamos a vida de presos para uma empresa que tem objetivo de lucrar. A privatização dos presídios significa que o dono da empresa e seus sócios vão lucrar com a prisão das pessoas.

Segundo o juiz de direito de São Paulo, Marcelo Semer, que publicou o artigo http://blog-sem-juizo.blogspot.com.br/2013/01/privatizacao-de-presidio-faz-o-crime.html “Privatização de presídio faz o crime compensar”, em seu blog “Sem Juízo” http://blog-sem-juizo.blogspot.com.br/, os presídios privados são um negócio que gera muitos lucros, para ele “será um estímulo para que a criminalidade continue crescendo”.

Com a diminuição da maioridade penal, a população carcerária irá aumentar. Sabemos que 80% dos presos são negros e que a maioria dos presos são pobres. Se você tivesse uma empresa, como faria para aumentar o seu lucro? Normalmente as empresas investem em propaganda. Só que as empresas que administram os presídios não poderão fazer comerciais dizendo que ficar preso é bom, ou faz bem a saúde. A maneira como essas empresas conseguirão “aumentar a sua clientela” é pressionar os políticos para que façam leis mais duras. A diminuição da maioridade penal é uma delas. Somente crianças pobres serão “beneficiadas” com a diminuição, os envolvidos no mensalão ainda ficarão em liberdade.

Uma ideia sobre “Diminuição da maioridade penal vai gerar lucros para empresas que administram presídios

  1. Celso Junior

    É urgente a necessidade de nossas lutas em minar esse sistema apodrecido. Chegamos ao cúmulo abominável de lermos notícias como essa. E é tudo tão asqueroso que as mídias corporativas não fazem uma chamada para divulgação dessa atrocidade. Eles podem ser maiores mas isso não quer dizer que são mais fortes, ainda bem que existem a contra-cultura de toda uma cultura instalada e que não reconhece mais suas enfermidadades. Parabéns ao NPC pelo trabalho e muitíssimo Parabéns a Myllena pela informação que nos traz !!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *