Lamentável ação da polícia na manifestação de 30 de junho no Rio

[Por Felipe Eduardo*]
Venho da manifestação com mais revolta e tendo a certeza do que os militares são capazes. Eu estava em uma rua paralela à rua onde aconteceu o confronto e enquanto a gente fugia a PM veio cercando os manifestantes e o pessoal da OAB tentando acalmar e negociar, mostrar que não teria por que jogar bombas naquela ruas onde ninguém estava armado. Então eles lançam bombas em cima dos advogados da OAB, que ficam revoltados e impressionados com a postura da polícia.

A OAB ficou no final da manifestação filmando tudo. Eles pegaram os helicópteros da PM jogando bombas lá de cima no meio da manifestação e filmaram quem começou a atirar.

Mas como a Globo tirou o helicóptero antes do confronto começar, eles não tiveram como filmar e nos mostrar essas imagens. Mais uma vez o governo nos mostra que a repressão militar ainda tem muita herança da ditadura militar.

O que me impressionou é que os mesmos moradores de prédios que até então estavam acenando e apoiando toda a nossa movimentação, depois não deram continuidade ao apoio, uma vez que viram a polícia nos cercar e não filmaram, não nos deram abrigo e nem se abalaram. Simplesmente se calaram e viram de camarote o povo ser defumado pela fumaça da bomba de lacrimogênio e depois ser humilhando para sair dali com os braços para cima, parecendo que estava acontecendo uma rendição de criminosos.

Lamentável. Nem os chamo de filhos da puta, por que elas valem mais e têm mais moral que eles.

*Felipe Eduardo foi aluno do Curso de Comunicação Popular do NPC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *