Arquivo da tag: Rádio comunitária

Rádio Comunitária Santa Marta FM luta pela outorga

Por Repper Fiell*

Foi no ano de 2010 que moradores do morro carioca Santa Marta, em Botafogo, se uniram para ter sua primeira rádio comunitária. Um dos pensantes da Rádio comunitária foi o Luiz Kleber, mais conhecido no morro como Ske. Ele, junto com Lula, começaram a buscar informações de como implantar uma rádio comunitária no morro Santa Marta, para fazer a notícia local circular de ponta a ponta dentro do morro. Em vários contatos feitos com instituições e amigos, ambos chegaram a ganhar alguns equipamentos para a sonhada emissora comunitária, como mesa de som e transmissor.

O ano de 2010, não foi muito bom para Ske. Com problemas de saúde, ele teve que ser internado, e infelizmente a doença venceu este grande guerreiro. Essa noticia abalou todos os familiares, amigos e moradores do morro Santa Marta. Lula ficou muito triste com o falecimento do amigo Ske, e já não pensava mais em dar continuidade à emissora.
Repper Fiell, ativista político cultural do Santa Marta, também tinha muita vontade de ter uma rádio comunitária no morro. Certo dia , em uma palestra do músico e compositor Marcelo Yuka, Fiell foi surpreendido com um presente que mudaria o cotidiano do repper e toda população do morro Santa Marta. Yuka doou um transmissor junto com a antena para a formação da Radio Santa Marta FM. Continue lendo