Arquivos da categoria: Curso de 2011

Mulheres sofrem ataque no campus da UFF, em Niterói

Ato 17.03.14

 [Por Marcela Pereira – 20.03.2014]

No dia 12 de março, apenas quatro dias depois do Dia Internacional da Mulher, mais um ataque covarde às mulheres aconteceu no Gragoatá, campus da UFF, em Niterói. Três estudantes sofreram abuso sexual e violência física. A primeira, logo na entrada, teve uma “passada de mão”. Não “satisfeitos”, os agressores ainda a encararam – no sentido de intimidá-la. Alguns minutos depois, as duas outras, ao saírem do Bandejão: uma, por estar portando um broche com a Foice e o Martelo, se viu sendo indagada provocativamente sobre o símbolo, com direito a presenciar saudação nazista e xingamentos, até que um dos agressores a pega pelo cabelo para forçar o que seria um “beijo”.

Continue lendo

Como a mídia conta o que acontece nas favelas

Por Claudia Santiago, do NPC

Estamos em 2003. Depois de passar a noite do dia 16 de abril sem dormir, chorando a morte de seus meninos, quatro famílias de trabalhadores, moradores do Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, foram novamente apunhalados quando o dia clareou. No jornal estava escrito: os guris “faziam parte de um bando de traficantes de drogas, que descia o morro para assaltar as ruas do bairro”.

Com riqueza de detalhes o repórter Sérgio Meirelles, do jornal Extra, descreveu a suposta cena: “os PMs apreenderam 145 trouxinhas de maconha, 20 papelotes de cocaína, etc, etc”. Os nomes e sobrenomes dos garotos estavam lá com todas as letras. Mas Sérgio não se preocupou em saber quem eram eles. Se trabalhavam, se estudavam, com quem moravam. Se tinham filhos. Quem eram seus pais. E o que estes tinham a dizer sobre aquilo tudo. A dor das mães pobres, pretas e faveladas que perdiam seus filhos não mereceu sequer uma linha no jornal. Só a voz de quem matou foi ouvida.  Continue lendo

ASSISTA AGORA AOS DEBATES SOBRE RESISTÊNCIA NO RIO DE JANEIRO E LUTA CONTRA-HEGEMÔNICA

Entre em http://www.ustream.tv/channel/npc2

e assista!