Arquivos da categoria: Mídia

Radio Jorge Turco tá no ar

Girasol Comunicações

Girasol Comunicações

A RADIO JORGE TURCO é uma rádio web com notícias sobre a favela Jorge Turco,  América Latina, além de muita música do brasil e de nosso continente.

Criada pelo Bonde da Cultura e a equipe Girasol Comunicações a RADIO JORGE TURCO começa hoje, dia 01/07/2014 suas transmissões com uma programação muito especial.

Programação da Radio Jorge Turco no Ar

http://jorgeturconoar.caster.fm/

10h -Mientras tanto y por si acaso
Noticias em dia – conexão Radio Sur- Venezuela
12h -Noticiário Jorge turco
13h – Cortina musical
14h – Especial eleições presidenciais na Colômbia
Música colombiana conexão Vozes del Sur
30 minutos
15h – Escritores latinos. Hoje Gabriel Garcia Marquez
16h – Pagofunk informativo
17h- Programa Migrantes e migrações – Conexão Radio Sur- Venezuela
18h- Cortina musical
19h – Atores econômicos em America Latina – Conexão Radio Sur- Venezuela
21h Jorge turco no ar
23h Cortina musical
00h Fechamento transmissões

Entrevista com Thaís Cavalcante, coordenadora do Jornal comunitário O CIDADÃO

 
Thaís Cavalcante é coordenadora do Jornal comunitário O CIDADÃO

Thaís Cavalcante é coordenadora do Jornal comunitário O CIDADÃO

DIREITO À COMUNICAÇÃO

Há 15 anos, jornal comunitário da Favela da Maré retrata a realidade do povo.

Por Camila Araújo

Os grandes veículos de comunicação, em sua maioria, não dão vez para a favela – seja omitindo fatos, distorcendo informações, relatando-as da maneira que lhes interessa. O discurso mais recorrente relacionado à favela é o da violência e do tráfico, além da supervalorização do crime. O morador de favela é visto como criminoso e ilegal. Há ainda as abordagens românticas da favela como um bom lugar de se viver, com o discurso fácil de que para ter ascensão social, é só querer, ignorando a complexidade do processo.

Por outro lado, a imprensa alternativa existe como opção de leitura, pelo conteúdo que oferece e pelo tipo de abordagem, não alinhados à grande mídia. Apesar disso, nem sempre atende às demandas dos grupos populares de uma comunidade, cada qual com suas especificidades e limitações.

Segundo estudos realizados sobre conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária, de Cicilia M. Krohling Peruzzo doutora em comunicação da Universidade de São Paulo (USP), o canal de expressão de uma comunidade é a comunicação comunitária. É por meio dela que os próprios indivíduos podem manifestar seus interesses comuns e suas necessidades mais urgentes. É um instrumento de prestação de serviços e formação do cidadão, sempre com a preocupação de estar em sintonia com os temas da realidade local.

Pensando nisso, Olhar Diferente buscou a experiência de um jornal comunitário em uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro, o conjunto de favelas da Maré. O Cidadão é um projeto desenvolvido pela organização não governamental CEASM (Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré). O jornal foi fundado em 1999 e é feito por moradores com o fim de ampliar e consolidar o direito básico à comunicação. Segundo a ONG, o projeto tem como o objetivo principal a democratização do acesso a veículos de comunicação, possibilitando que moradores da Maré sejam atores no processo de produção de novos discursos sobre seu espaço de vida. Continue lendo

Basta ao Genocídio da Juventude Negra

Por Diego Santos

Por Diego Santos

Por Diego Santos

Não dá pra ficar calado diante do espetáculo glamouroso montado em torno da morte, da exclusão e do racismo destinados ao povo negro, pobre e favelado neste país. Se tiverem paciência, dê uma lida! Continue lendo